top of page

Coucou!

Sou Bakel, fundadora da Rapide Immigration. Formada em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUC-Rio, mestre em Gestão de Administração pela Universidad Europea de Valencia e pós-graduada pelo Instituto Europeu de Assessoria Tributária, atuo como especialista em direito de imigração, nacionalidade e mobilidade, representando clientes no setor público.

 

Possuo fluência em espanhol, francês, português e inglês, e atualmente resido na França, onde sou responsável pela supervisão dos escritórios da RI nos diversos países em que prestamos serviços.

O primeiro país para o qual migrei, com o objetivo de realizar parte dos meus sonhos, foi a Espanha. Este país surpreende pela qualidade de vida, pelo sistema de educação e pelo acesso à saúde, aspectos que considero fundamentais para quem busca construir um novo caminho fora do seu país de origem.

A minha mudança para a Espanha foi resultado de um projeto muito longo e planejado. Era um país que visitava com muita frequência e tinha  facilidade com o idioma. Apesar de um certo conhecimento, enfrentei diversos desafios, como a homologação de diplomas, a obtenção de certificações oficiais de proficiência em idiomas (dependendo do que você pretende estudar, será necessário provar sua fluência em outros idiomas também) e a entrega de uma vasta documentação que me permitisse atuar profissionalmente em território espanhol. 

Naquele momento, não era tão fácil encontrar profissionais qualificados que pudessem me orientar em cada etapa. Isso tornou o caminho muito mais longo, caro, desafiador, exigindo ainda mais resiliência e dedicação para superar cada etapa do processo migratório.

O segundo país onde estabeleci residência foi a França. Foi nesse país que redescobri e aprofundei o meu amor pela profissão, pois o ambiente francês, apesar dos seus desafios, proporcionou-me uma nova perspectiva profissional e pessoal.

Comparando com o processo de adaptação vivido na Espanha, os desafios enfrentados na França revelaram-se significativamente mais complexos. Mesmo quem já domina o francês, incluindo francófonos, depara-se com obstáculos que frequentemente parecem impossíveis de ultrapassar. Isto acontece porque a França possui regras bastante peculiares e procedimentos burocráticos difíceis de compreender, muitas vezes com inúmeras exceções aplicadas caso a caso.

Além das dificuldades administrativas, o sistema de comunicação institucional na França é, muitas vezes, desatualizado ou pouco claro, tornando o processo de integração ainda mais exigente. Por essa razão, desaconselho fortemente aventurar-se em território francês sem um planeamento minucioso e, pelo menos, um domínio intermediário do idioma local.

​​

Eu, como representante da Rapide Immigration, tenho como compromisso fornecer orientações precisas e executar todas as ações necessárias para garantir um acompanhamento eficiente e transparente nos procedimentos administrativos relacionados ao processo migratório.

Com base na minha experiência, sei que a informações inadequadas podem ocasionar decisões equivocadas, documentação incompleta, perda de prazos e de recursos financeiros, comprometendo, assim,  a realização de um sonho.​

O mundo pertence a todos, e assim como existem diversas razões para emigrar, também há diferentes caminhos para alcançar o destino desejado.

GESTORA ADMINISTRATIVA.avif
bottom of page